O cérebro é composto pelo diencéfalo e mesencéfalo, sendo a porção mais desenvolvida do encéfalo. Embora diencéfalo e telencéfalo estejam intimamente unidos, possuem características distintas. O telencéfalo se desenvolve enormemente em sentido lateral e posterior, enquanto o diencéfalo permanece em situação ímpar e mediana na face interior do cérebro. O diencéfalo é composto pelas seguintes regiões, hipotálamo, tálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas ao III ventrículo.
Corte sagital medial do cérebro e tronco encefálico
A cavidade do diencéfalo é o III ventrículo que se relaciona com o IV ventrículo através do aqueduto cerebral e com os I e II ventrículos através dos forames interventriculares. Seccionando-se o diencéfalo no plano sagital mediano, observa-se o sulco hipotalâmico, que se estende do aqueduto cerebral aos forames interventriculares. O que se localiza acima deste sulco pertence ao tálamo, e abaixo ao hipotálamo. No assoalho do III ventrículo dispõem-se de diante para trás o quiasma óptico, infundíbulo, túber cinéreo e corpos mamilares, pertencentes ao hipotálamo. A parede posterior do III ventrículo é composta pelo epitálamo, que se localiza acima do sulco hipotalâmico. A parede anterior é formada pela lâmina terminal que une os dois hemisférios e se dispões entre o quiasma óptico e a comissura anterior.
III ventrículo
O tálamo está situado no diencéfalo, acima do sulco hipotalâmico, e faz parte do sistema límbico. É fundamentalmente constituído de substância cinzenta, na qual se distinguem vários núcleos. Apresenta duas grandes massas ovóides de tecido nervoso, com uma extremidade anterior pontuda, o tubérculo anterior do tálamo, e outra posterior, bastante proeminente, o pulvinar do tálamo. Os dois ovóides talâmicos estão unidos pela aderência intertalâmica e relacionam-se medialmente com o III ventrículo, a porção posterior apresenta uma grande eminência, que se projeta sobre os corpos geniculados lateral e medial. O corpo geniculado medial faz parte da via auditiva;o lateral da via óptica.
Tálamo
O hipotálamo é uma pequena porção do diencéfalo, localizado abaixo do tálamo, e relacionado principalmente com as funções viscerais. O hipotálamo compreende as estruturas situadas nas paredes laterais do III ventrículo, além das seguintes estruturas que fazem parte do assoalho do III ventrículo: corpos mamilares, arredondados e evidentes na arte anterior da fossa interpeduncular; quiasma óptico, parte anterior do assoalho recebe as fibras mielínicas dos nervos ópticos; túber cinéreo, situada atrás dos quiasmas ópticos, entre estes e os corpos mamilares; infundíbulo, que liga o hipotálamo a hipófise.
Hipotálamo
O epitálamo limita posteriormente o III ventrículo na transição com o mesencéfalo. O corpo pineal, glândula endócrina piriforme ímpar que repousa sobre o tecto mesencefálico. Os trígonos da habênula, situados entre a pineal e o tálamo, está interposta entre as comissuras da habênulas. O subtálamo compreende a zona de transição entre o diencéfalo e o tegmento mesencefálico, de difícil visualização em peças de rotina.
Epitálamo